Recife foi aprovado pelos turistas da Copa

O Recife foi aprovado pelos turistas que estiveram na capital pernambucana para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Um levantamento feito pelo Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (Cipec) revelou que 82,3% dos visitantes avaliaram a cidade como boa ou ótima e 87,8% recomendariam o Recife como um bom destino turístico.

Segundo a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) 400 mil turistas vieram a Pernambuco em junho. Desses, 105 mil visitaram o Estado com o objetivo de assistir aos jogos do Mundial na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

Ainda segundo a Empetur, 39% dos turistas do Estado eram estrangeiros. A maioria vinda dos Estados Unidos, México e Japão; países cujas Seleções jogaram no estádio pernambucano.

Quase 90% dos estrangeiros e 33,8% dos brasileiros que vieram ao Recife para a Copa não conheciam o Recife. Independentemente da nacionalidade, 80,1% dos visitantes declararam que pretendem retornar.

A pedido da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o Cipec realizou mil entrevistas, desde o início da Copa do Mundo até o último jogo na Arena Pernambuco, no dia 29 de junho.

Do total de turistas entrevistados, 745 eram estrangeiros e os demais eram brasileiros. Os mexicanos foram maioria entre os entrevistados (23,8%), seguidos dos americanos (13,9%).

A hospitalidade da população foi o principal ponto positivo do destino para 45,4% dos visitantes estrangeiros. As praias e belezas naturais foram ressaltadas por 26,5%.

Os estrangeiros permaneceram, em média, nove noites no Estado. Os alemães e americanos foram campeões de permanência, ficando na cidade 11 e oito noites, respectivamente. Os principais meios de hospedagem foram hotéis (43,8%), albergues e pousadas (21,8%), navio (15%) e casa de recifenses (8%). Mais de 70% tiveram suas expectativas com relação à cidade superadas ou atendidas.

Já os brasileiros que vieram para a Copa permaneceram, em média, oito noites no Estado. Eles ficaram hospedados em hotéis (28,1%), albergues e pousadas (15,1%), navio (9,4%), casa de recifenses (13,7%) e casa de familiares (24,5%). Quanto à expectativa destes turistas com relação à cidade, mais de 80% deles disseram ter sido atendida ou superada.

A taxa de ocupação nos 59 principais hotéis da cidade, no período de 9 a 30 de junho, foi de 92%. Nos equipamentos cadastrados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), foi registrada uma ocupação de 82%. Um acréscimo de 15% em relação ao mesmo período de 2013, levando-se em consideração que, do ano passado para cá, a cidade ganhou 1,5 mil leitos, passando de 12.049 para 13.600.

Deixe um comentário