Os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem consultar os resultados das provas na página do participante disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) e no aplicativo de Enem. É necessário realizar login com o CPF e senha cadastrada. Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la pelo próprio sistema.
Com a antecipação dos divulgação do resultado – que estava previsto para ser divulgado às 10h e que foi disponibilizado desde às 8h desta sexta-feira (17) -, os estudantes possuem acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
O espelho da prova, que contém detalhes da correção dos textos, será divulgado em março, 60 dias após a divulgação do resultado individual. Os estudantes não podem recorre às notas.
Os chamados treineiros, que fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos, terão que esperar até março, quando serão divulgados os resultados para esta modalidade. Esses candidatos não poderão usar o Enem para concorrer a vagas no ensino superior pelos programas federais.
Ensino superior
Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.
Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com mais de 40 instituições portuguesas.