Salgueiro receberá sede operacional da transposição

Pernambuco receberá a sede operacional da Transposição do Rio São Francisco. Será em Salgueiro, a concentração da operação e do monitoramento dos profissionais e da tecnologia que movimentarão o fluxo de água que vai abastecer 390 municípios de quatro estados (Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco). O Ministério da Integração Nacional prevê a implantação do Centro de Controle e Operação (CCO) ainda neste semestre, acompanhando as primeiras entregas do projeto. A licitação para a construção será lançada em fevereiro e os equipamentos elétricos do Centro já estão em posse do Ministério da Integração Nacional.

 Segundo informou o governo federal, o formato de licitação será em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), dinâmica adotada nos últimos blocos de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para dar celeridade ao processo. O CCO ainda está em fase de elaboração do termo de referência, assim como o de orçamento.

Diferentemente da previsão inicial, os estados não terão participação orçamentária na implantação do CCO. A verba será exclusiva do governo federal, que resolveu assumir 100% da responsabilidade. Antes, cogitava-se que o centro de operações seria resultado de um consórcio público-privado, com 51% de participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf) e 49% de participação das empresas dos estados do Ceará, de Pernambuco e da Paraíba.

Deixe um comentário