De acordo com a pasta, os números representam o terceiro mês consecutivo de redução no número de assassinatos, já que também houve diminuição em dezembro de 2017 e em janeiro deste ano. Segundo a SDS, as motivações mais frequentes para os homicídios continuaram a ser o tráfico de drogas e os acertos de contas entre grupos criminosos rivais.
Esses casos correpondem a 75% das ocorrências notificadas em fevereiro deste ano. Os conflitos nas comunidades representam 15,1% das motivações para CVLIs. Com relação aos roubos seguidos de morte, tipificados como latrocínio, houve redução de 27 para 13 ocorrências, no comparativo de fevereiro do ano passado com o mesmo mês deste ano, respectivamente. Isso equivale a uma diminuição de 51,85% nesse tipo de crime.
Em fevereiro de 2018, as polícias Civil e Militar de Pernambuco prenderam 157 pessoas por envolvimento em casos de homicídio, das quais 69 foram detidas em flagrante. Além disso, as polícias apreenderam 480 armas no mesmo mês e foram cumpridos 334 mandados de prisão.
Feminicídios e estupros
Dos casos de assassinatos de mulheres agravados a feminicídio, quando o crime é praticado pelo fato de a vítima ser mulher, houve um registro, em fevereiro de 2018. Apesar disso, houve 173 casos de estupro registrados em todo o estado durante os 28 dias do referido mês, três a menos que o total de casos contabilizado em fevereiro de 2017.