O Prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, assinou o Termo de Adesão para que o município concorra ao Selo Unicef Edição 2021/2024. O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que estimula e reconhece os avanços reais e positivos na promoção, na realização e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.
A assinatura foi realizada no dia 19/07 e contou também com a presença do Vice-Prefeito, Toinho Almeida, da Secretária de Educação, Simoni Laet, do Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira, do Articulador Geral do Selo no município, Marivaldo Omena Batista e da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Cláudia.
O município de Sertânia formou uma equipe intersetorial para articular o atendimento da metodologia exigida, formada por membros das Secretarias de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania. A cada quatro anos, o Selo certifica e reconhece internacionalmente os municípios que atingirem as metas propostas pelo Unicef. Nesta edição, o apoio técnico ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade.
O Selo Unicef está estruturado em dois eixos de acompanhamento do trabalho dos municípios na redução de desigualdades e garantia de direitos de crianças e adolescentes: 1) Impacto Social: esse eixo monitora 11 indicadores econômicos e sociais que refletem nas condições de vida de crianças e adolescentes de zero a 18 anos incompletos no município; 2) Resultados Sistêmicos: esse eixo elenca 17 indicadores (ações) definidos pelo UNICEF que precisam ser realizados pelo município, sempre visando a promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município.
As reuniões da equipe intersetorial para acompanhamento dos indicadores são promovidas mensalmente e contam com a presença dos Secretários (as) de Educação, Simoni Laet, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira, de Saúde, Mariana Araújo e os articuladores que representam cada uma dessas secretarias.