Sertânia: após investigação policial, Ângelo emite nota sobre identidade dos fakes

O prefeito de Sertânia (PE), Ângelo Ferreira divulgou, na tarde desta quarta-feira (13), uma nota a respeito dos primeiros resultados da investigação sobre os crimes cibernéticos praticados por fakes (perfis falsos nas redes sociais) cujos os nomes começaram a ser revelados através do Poder Judiciário e autoridades policiais com ajuda do Facebook que colaborou com a investigação.

De acordo com a nota, que também é assinada pelo bacharel José Flavio Chaves Barbosa Junior de Britto e pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique Ferreira (Fiapo), os fakes agiam para disseminar a mentira e ferir a dignidade da pessoa humana e que após vários meses de investigação desses crimes, os nomes dos envolvidos nesta facção criminosa começaram a ser descobertos. Ainda segundo a nota, “as medidas judiciais cíveis continuam em andamento e as criminais estão sendo tomadas”.

Confira a nota na íntegra

Durante este ano de 2017, Sertânia esteve tomada por um movimento que dissemina a mentira e fere a dignidade da pessoa humana. Enquanto a verdade calça os sapatos, a mentira corre o mundo, como dizia o saudoso professor Arlindo Ferreira dos Santos. A verdade sempre aparece e ela já começou a aparecer. Após vários meses de investigação desses crimes cibernéticos,  os nomes dos envolvidos nesta facção criminosa com as ações dos fakes (perfis falsos nas redes sociais) começaram a ser divulgados.

Através de ação na Justiça e investigação policial, capitaneada pelo advogado Marcelo Cavalcante Patu, o Facebook, empresa que colaborou com a divulgação de informações, e por meio do “Direito digital”, forneceu os dados de IPs. E ainda tirou os perfis do ar, já que feriam a integridade pessoal das vítimas. Até o momento, alguns provedores de Internet já divulgaram os dados cadastrais de vários envolvidos.

Já foram identificados, através do Poder Judiciário e autoridades policiais, alguns nomes de pessoas, entre as quais estão:

• Francisco Alberto da Silva, morador da rua Expedito Salvador, na Mário Melo Nova;
• o servidor municipal João Batista Ferreira dos Santos, morador da Luís Salvador, na Mário Melo Nova;
• o servidor municipal Fernando Norembergue Freire, morador da rua Dr. Manoel Borba, no Centro;
• Erivânio Rogério Felipe Silva, morador da rua Afonso Bezerra, no Alto do Céu;
• Aislan Amaral, filho de César do Consórcio, morador da rua Coronel Francisco Gomes, conhecida como “Rua dos Currais”;
• Douglas Abreu, morador da rua Amaro Lafayette;
• o advogado da oposição, João Ferreira de Brito Neto, conhecido como João Neto, filho de Fernando Norembergue.

É importante esclarecer que os perfis fakes foram alimentados desses endereços. Outros provedores de Internet ainda vão divulgar novos nomes e é nosso compromisso divulgá-los para que toda a população de Sertânia tome conhecimento dos responsáveis por esses crimes cibernéticos. As medidas judiciais cíveis continuam em andamento e as criminais estão sendo tomadas.

José Flavio Chaves Barbosa Junior de Britto
Titular da ação

Ângelo Ferreira
Prefeito de Sertânia

Antônio Henrique Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Sertânia

Deixe um comentário