A Prefeitura de Sertânia anunciou a prorrogação da campanha de Multivacinação e contra Poliomielite. A ação que terminaria na última sexta-feira (30/09) agora segue até 31 de outubro. As doses das vacinas estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Os pais ou responsáveis legais devem levar a criança ou adolescente portando a Caderneta de Vacinação. Os técnicos irão analisar as doses que faltam ser aplicadas.
Vacinação contra a poliomielite
Crianças de 1 a 4 anos de idade: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha
Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)
A Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.
Multivacinação
Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), com vacinas em atraso, ou seja, devem atualizar sua caderneta.
As vacinas disponíveis na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Difteria e Tétano (dT) e Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa).
Essas doses são disponibilizadas durante todo o ano, mas a campanha vem para reforçar a importância da vacinação de rotina.
Vacina Covid-19
As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.