Sertânia em Ação movimenta povoado de Moderna, no último domingo (15)

O projeto itinerante Sertânia em Ação chegou, no último domingo (dia 15), ao povoado de Moderna, distante cerca de 50 km da sede do município. A iniciativa levou ações de Cidadania, Saúde, Serviços Públicos e Infraestrutura à comunidade de quase 600 famílias. O ponto alto desta edição foi a roda de diálogo entre o gestor público, o secretariado e os moradores da Região, para ouvir as necessidades da localidade.

O momento foi realizado dentro da clube Somasso, em parceria com a Associação da região. O prefeito Ângelo Ferreira, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente Toinho Almeida e dos demais secretários, anotou as sugestões e esclareceu as dúvidas dos participantes.

A reforma da quadra da Escola Municipal Manoel Monteiro dos Santos, que envolve melhorias no piso, alambrado e iluminação, foi uma das demandas reivindicadas pela juventude local e que será realizada em breve. Além disso, outras questões, como por exemplo, referentes à escala do médico do Posto de Saúde e ao transporte escolar serão melhoradas efetivamente, de acordo com a necessidade local. “Esse é um momento importante, para aproximar a população da Prefeitura”, reforçou o prefeito.

Além disso, em seu discurso, Ângelo Ferreira discorreu sobre a iniciativa de implantar uma ação de educação ambiental neste povoado. “Moderna pode ser um ponto de referência para a gente fazer um projeto piloto de coleta seletiva. Aqui seria um estudo, um laboratório para todo o município. Tiraremos o lixão e organizaremos o lixo. Assim, quem trabalha com reciclagem pode gerar renda”, explicou.    

No mutirão, a população pôde fazer corte de cabelo, sobrancelha, unhas, além de ter acesso a serviços de saúde. Aferição de pressão e teste de glicemia foram realizados pelos alunos do curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a coordenação de Odontologia também marcaram presença com orientações.

Os moradores tiraram dúvidas sobre o programa do Bolsa Família e puderam emitir a Carteira do Idoso e receber formulários para acesso ao Passe Livre. Além disso, contaram com orientação jurídica sobre os direitos do consumidor com a equipe do PROCON.

 

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