O município de Sertânia está marcando presença no 1º Encontro de Gestores e Dirigentes de Turismo de Pernambuco 2022. O evento, que começou nesta quarta-feira (06/04), acontece na Ilha de Itamaracá e é realizado pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco ASTUR-PE. Sertânia está sendo representada pelo Secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, Tárcio Henrique e pelo Diretor de Cultura e Turismo, Júnior Cordel.
O principal debate no encontro são os caminhos para a retomada do setor. A programação que vai até esta sexta-feira (08/04) traz temas como: a importância do Turismo Ecológico para o desenvolvimento socioeconômico; realização de eventos públicos e Lei Aldir Blanc; turismo criativo; entre outros. No evento houve, ainda, a apresentação da nova Secretária de Turismo de Pernambuco, Milu Megale.
Estamos trabalhando muito para o desenvolvimento do turismo em Sertânia, nossa última conquista foi a integração da Princesa do Moxotó ao Programa de Regionalização do Turismo. Sabemos do potencial da nossa terra e eventos como esse são importantes porque agregam conhecimento e vivência dos secretários municipais. Juntos não podemos debater formas de fortalecer o turismo estadual e à s vezes um exemplo que observamos em outra cidade pode ser empregado em nosso municípios, disse Tárcio Henrique.
Operação Inverno 2022
Com o objetivo de reforçar os trabalhos preventivos, a Prefeitura de Sertânia participou nesta quinta-feira (07/04), da reunião anual Operação Inverno 2022 Agreste. O município foi representado pelo Secretário Especial de Defesa Civil, Emanuel Mendes. O encontro que aconteceu em Pesqueira teve como objetivo orientar e acompanhar as atividades de prevenção de desastres durante a estarão chuvosa.
Sertânia apesar de pertencer ao sertão pernambucano, foi convidada a participar do evento, devido às fortes chuvas que registrou em 2020, causando enchentes e diversos transtornos à população.
Por meio da Defesa Civil Municipal, nós estamos atuando constantemente nas áreas de risco, tanto na zona urbana, como rural. Serão feitas fiscalizações, notificações e orientações aos moradores. Trabalhamos com a prevenção e essa integração com outros municípios e com a CODECIPE é muito importante, porque nos ajuda a elaborar estratégias, mesmo que as fortes chuvas não ocorram, nó saberemos o que fazer, caso aconterão, explicou Emanuel.