Sertânia recebeu a “Ação de Cidadania” do Programa Governo Presente, nesta quinta-feira (29/07), realizado na Escola Municipal Presidente Vargas, das 09h às 12h. Foram feitos 3.939 atendimentos de diversos serviços gratuitos de cidadania. O mutirão é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) em parceria com a Prefeitura de Sertânia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O prefeito do município, Ângelo Ferreira, mostrou-se grato com os serviços oferecidos à população. “É um grande mutirão de serviços, que beneficia a comunidade que mais precisa com acesso rápido, imediato e sem burocracia a diversos serviços”, disse.
Os cidadãos tiveram acesso à emissão de RG; 2ª via de certidões de Nascimento, Casamento ou Óbito; emissão de Carteira do Idoso; atendimentos da Compesa; Alerta Celular; serviços do Detran-PE; atendimentos do CRAS e CREAS; Cadastro Único (CadÚnico); Conselho Tutelar; aferição de pressão; testes de glicemia, HIV, Sífilis, etc.
“Essa ação simboliza o compromisso do nosso município na oferta e garantia de direitos e o acesso à cidadania”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, Paulo Henrique Ferreira.
O deputado estadual, Diogo Moraes, compareceu e ficou satisfeito. “Fizemos a ação em Sertânia com muita alegria. Muitas vezes o cidadão precisa de recursos necessários para fazer os documentos de uma só vez e trouxemos um ambiente de cidadania que reuniu, em um só lugar, diversos serviços gratuitos de todas as áreas. É um alcance social enorme”, disse.
Daniela Silva, residente no Sítio Capim, em Albuquerque Né, veio tirar a certidão de Nascimento. “A ação é excelente porque ajuda muita gente que não tem condições de pagar, vem aqui e consegue de graça com essa facilidade toda”, disse.
Também participaram da ação o vice-prefeito do município, Toinho Almeida, o representante do Governo do Estado, Lucas Magalhães, secretários do município, vereadores de Sertânia e Conselho Tutelar. Durante a ação foram tomados todos os cuidados para a proteção da saúde.