No primeiro dia com medidas mais restritivas para tentar conter o avanço da Covd-19, a cidade de Sertânia ficou com suas ruas praticamente vazias e estabelecimentos comerciais fechados nesta quarta-feira (24).
Além de Sertânia, os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Tabira, Santa Terezinha, Itapetim, São José do Egito, Solidão, Quixaba, e Tuparetama aderiram às medidas que seguem até o domingo (28).
Uma equipe formada por membros do Procon, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar realizou rondas na cidade verificar o cumprimento do decreto municipal, que foi publicado em conjunto pelas prefeituras do grupo de municípios estabelecendo as diretrizes das restrições.
Veja os estabelecimentos que podem funcionar:
– Estabelecimentos de saúde (UBS, UPA, hospitais, clínicas e consultórios) públicos e privados por sistema de agendamento, com exceção dos serviços de urgência e emergência
– Construção civil e atividades industriais, sem atendimento presencial ao público
– Farmácias
– Segurança privada
– Transporte de valores
– Transporte individual de pessoas e animais
– Entrega em domicílio (bares, restaurantes, supermercados), desde que o estabelecimento esteja com as portas fechadas e sem entrega no local
– Postos de combustíveis
– Serviços jurídicos de urgência, incluindo escritórios de advocacia, por sistema de agendamento
– Borracharias
– Lava-jatos, oficinas e serviços de autopeças apenas nos casos de requisição do município e para atender emergências
Protocolos – Nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante o período, devem ser seguidos os protocolos sanitários de distanciamento social de no mínimo dois metros, uso de máscaras de proteção, álcool em gel a 70% e higiene constante de superfícies e ambientes. Sempre que possível, é recomendável o atendimento de forma remota e adoção de entrega domiciliar.