A Secretaria de Educação de Sertânia preparou o retorno às aulas presenciais estabelecendo protocolos sanitários em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. As medidas visam garantir a segurança de alunos, familiares e profissionais da Educação para reduzir riscos de contágio pelo novo coronavírus.
A gestão investiu em máscaras do tipo face shilders para distribuir entre os estudantes e professores, o uso do álcool em gel em todo ambiente escolar. De acordo com o calendário municipal, o retorno está previsto para acontecer de forma gradativa, a partir do dia 20 de setembro.
As medidas adotadas pelo município preveem o distanciamento das carteiras escolares de pelo menos 1 metro; higienização do transporte escolar a cada nova viagem; a distribuição da merenda escolar na sala de aula; a suspensão temporária do recreio escolar e da realização de atividades que precisem de contato físico.
“Estamos trabalhando em cima dos protocolos sanitários. As escolas já estão prontas para receber os alunos com toda segurança, iniciando com a higienização das mãos, aferição da temperatura, utilização de máscaras e protetor facial, que serão distribuídos a cada estudante e professor, além da utilização do álcool em gel em toda área escolar”, disse a secretária municipal de Educação, Simoni Laet.
Os alunos do 6º ao 9º ano são os primeiros a retornarem à escola no dia 20/09. Em 27/09 é a vez dos alunos do 1º ao 5º ano e das crianças das duas Creches da Sede e no dia 04/10 dos alunos da educação infantil.
Esta semana os professores participarão de uma capacitação sobre o “Guia Pedagógico”, que é um guia explicativo elaborado para orientar o professor no cumprimento dos protocolos no retorno às aulas presenciais.
Também serão realizadas lives que visam promover um momento de acolhimento aos professores e alunos diante deste período de pandemia. No dia 14/09 será realizado um Espetáculo Musical para os professores com o artista da terra César Amaral, das 20h às 22h. No dia 17/09, às 09h, o Show de Talentos será um momento de acolhimento para alunos do 6º ao 9º ano, também participarão representantes de cada escola, que irão trazer talentos da comunidade escolar. E no dia 24/09 é a vez dos alunos do 1º ao 5º ano e da Educação Infantil participarem de uma Contação de Histórias.