Para diminuir os impactos econômicos na vida do sertaniense e buscando cumprir o decreto estadual Nº 48.882 publicado na última sexta-feira (3), o Governo Municipal de Sertânia liberou a realização da Feira Livre no município e a abertura do Mercado Público, por meio do decreto Nº 017/2020.
Mas, para resguardar à saúde da população diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura estabeleceu alguns critérios para o funcionamento dessas atividades consideradas essenciais. A intenção é conter o avanço da Covid-19 na Princesa do Moxotó, que até o momento não têm casos confirmados da doença.
SOMENTE feirantes de Sertânia, cadastrados, e que comercializem PRODUTOS ALIMENTÍCIOS poderão participar da feira livre, que irá acontecer nas sextas-feiras e sábados. Nesta semana especificamente, a feira será realizada quarta-feira (8) e quinta-feira (9), por causa do feriado da páscoa.
Deve haver uma distância de 2 metros entre as bancas e os feirantes vão precisar disponibilizar álcool 70%. O Mercado Público também volta a funcionar, mas APENAS para comercialização de CARNES E PEIXES, as sextas-feiras e sábados. Não será permitida à abertura dos bares e restaurantes que funcionam no espaço.
Para que as orientações sejam cumpridas, a Prefeitura vai colocar Guardas Civis Municipais e seguranças para fiscalizar à obediência ao Decreto, podendo solicitar ajuda da PM, caso necessário.
A Prefeitura de Sertânia suspendeu, ainda, a arrecadação da taxa de licença para ocupação de áreas, terrenos, vias e logradouros públicos, enquanto perdurar a crise do coronavírus. O trabalho faz parte de um conjunto de medidas adotadas para enfrentamento da Covid-19.