Servidores da Saúde protestam contra corte de salários em Arcoverde

Dezenas de servidores da Secretaria de Saúde de Arcoverde estão protestando pelas redes sociais a respeito do pagamento irregular de seus salários que veio incompleto. Muitos receberam só a metade dos vencimentos a que tem direito, como enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os recursos são oriundos do Governo Federal, com base na Portaria GM/MS 3.493 de 10 de abril de 2024, que trata do cofinanciamento federal do Piso de Atenção Primária à Saúde. Nesta segunda-feira (3), eles realizam uma manifestação em frente à prefeitura.

O corte de salários atingiu os servidores da saúde que tem direito a essa gratificação repassada pelo Governo Federal, como: médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, ASB, ACS, ASB. Ou seja, a saúde que seria uma prioridade se transformou num problema.

Com o não pagamento desse direito dos servidores, o anúncio de que todos receberiam seus salários integrais neste dia 30 de janeiro não se concretizou e afetou um setor mais que essencial para a população.

Informações: A Folha das Cidades