Suspeitos de participar de uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Sertão de Pernambuco foram presos pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Pajeú. A ação policial foi deflagrada nessa terça-feira (18), mas os detalhes só foram divulgados na manhã desta quarta (19).
As investigações que deram início à ‘Pajeú’ começaram no final de 2018 durante a operação Macambira IV, que tinha como objetivo a erradicação de maconha na região. Com as investigações, a PF descobriu uma organização criminosa que seria responsável pelo tráfico de maconha plantada no sertão pernambucano e enviada para diversos estados do Nordeste.
Durante a ‘Pajeú’ foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão no Recife e nas cidades sertanejas de Serra Talhada, Carnaubeira da Penha, Mirandiba, Belém do São Francisco, Salgueiro. A PF cumpriu ainda mandados em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Ao todo, 15 homens e duas mulheres foram detidos pela PF. Os suspeitos foram levados para a delegacia da PF em Salgueiro, onde foram autuados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Além das prisões, os policiais apreenderam R$ 100 mil e veículos como Hilux, S-10 e Saveiro.