Transposição emprega 10 mil trabalhadores

Alan Marques/Folhapress: FLORESTA, PE - 08.02.2012: DILMA/OBRAS DO PAC/PE - A presidente Dilma Rousseff visita área 13 da transposição do Rio São Francisco, que é uma das principais obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), acompanhada dos governadores de Pernambuco,

 Pernambuco 247 – As obras de Transposição do Rio São Francisco atingiram a marca de 10 mil trabalhadores, que atuam pelos 477 quilômetros de extensão das obras. A obra, que está 60% concluída e possui 3.140 equipamentos em operação, está prevista para terminar em dezembro de 2015, com um orçamento de R$ 8,2 bilhões.

Nos últimos 12 meses, o Ministério da Integração reforçou as atividades em mais de 50%, com trabalhadores 24 horas por dia na construção. Só entre janeiro e abril, foram mais 1.300 operários na obra, considerada o maior empreendimento hídrico do Brasil. Dos 10 mil trabalhadores, 750 são responsáveis pela fiscalização, supervisão e gerenciamento do projeto.

 Em Pernambuco, os operários trabalham 24 horas por dia nos municípios de Salgueiro e Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, como parte do Eixo Norte. A construção também está em plena operação nos municípios de Brejo Santo, Jati e Mauriti, no Ceará, e em São José das Piranhas, na Paraíba. “No Eixo Norte, em quase todas as frentes, nós estamos trabalhando em dois turnos. A partir de maio isso ocorrerá também no Eixo Leste, com mais frentes de serviço 24 horas. As obras estão andando dentro do prazo acordado”, assegurou o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira.

A transposição do São Francisco é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão construídos 27 reservatórios, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e quatro túneis para transportar a água. O projeto deve beneficiar cerca de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário