TRE dá mais um mês para eleitor regularizar o título

Quem teve o título de eleitor cancelado por não ter realizado o recadastramento biométrico até ontem, tem até o dia 7 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não procurar reativar o documento dentro deste prazo, só poderá fazê-lo depois das eleições de outubro. Também neste mesmo período, serão atendidos aqueles que desejarem trocar de domicílio eleitoral ou tirar a primeira ou a segunda via do título. Em todos os casos, é necessário levar a carteira de identidade e um comprovante de residência no nome do eleitor.

Os locais de atendimento serão os mesmos, exceto o posto que funcionava na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O sistema de agendamento também permanece e deve ser feito pelo site do TRE-PE ou pelo telefone (81) 3194-9400.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), desembargador José Fernandes de Lemos, faz questão de lembrar que quem não fez o procedimento dentro do prazo estabelecido já se encontra com o título cancelado. Porém, de acordo com ele, o cidadão terá até o próximo mês para procurar um cartório eleitoral, revalidar o documento e depois agendar o recadastramento biométrico.

A decisão foi tomada diante da impossibilidade de o tribunal atender todos os eleitores dentro do prazo. Até o último sábado (29), foram recadastrados mais de 1 milhão de eleitores no Recife, algo em torno de 85% do eleitorado da capital. Ontem, ainda restavam mais de 160 mil eleitores para serem recadastrados. Destes, nove mil já estavam agendados e a capacidade de atendimento diário é de até 12 mil eleitores, segundo o TRE.

“O TRE não têm condição de atender mais do que essa quantidade de eleitores por dia. Portanto, muita gente vai ficar de fora hoje (ontem). Não adianta ficar na fila que não vai ser atendida. Entretanto, os que perderam o prazo podem ficar tranquilos que terão mais uma chance de fazer a biometria”, afirmou o desembargador José Fernandes de Lemos.

Sem o título eleitoral, não se pode tirar passaporte, participar de concurso público, se matricular em instituições de ensino, entre outras penalidades.

JC

Deixe um comentário