Tuparetama recebrá investimentos do programa Cidades Digitais

O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU) lista de municípios que foram selecionados para receber investimentos do Programa Cidades Digitais. Entre as cidades selecionadas, está Tuparetama, no sertão do Pajeú.

Segundo a portaria, os municípios serão convocados “oportunamente” pelo Ministério para assinatura de acordo de cooperação e recebimento de instruções básicas sobre os próximos passos do programa. Logo mais, às 11 horas, o ministro Paulo Bernardo presidirá evento em Brasília em que anunciará formalmente as cidades contempladas neste ano.

Segundo o governo, o Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, além da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede. Outra ação do programa é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, 80 cidades foram escolhidas em caráter piloto. Neste ano, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que – segundo o Ministério das Comunicações – assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento do programa em 2013.

Em Pernambuco, além de Tuparetama, serão contemplados os seguintes municípios:  Altinho, Bom Conselho, Camutanga, Cortês, Dormentes, Exu, Granito, Itambé, Lagoa Grande, Machados, Santa Cruz, Moreilândia, Tupanatinga e Vicência.

Para verificar as cidades escolhidas, clique aqui.

Deixe um comentário