Encomendada pela revista Carta Capital, nova rodada da pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira (11) sobre a sucessão presidencial aponta a manutenção pela presidente Dilma Rousseff (PT) dos 40% de intenção de votos do levantamento anterior, aferido em abril. Já o senador Aécio Neves (PSDB) subiu pontos, permanecendo na segunda colocação com 21%. O ex-governador Eduardo Campos (PSB) se manteve com os mesmos 8% da amostra passada.
O Pastor Everaldo Pereira (PSC) vem na sequência com, 2%, José Maria (PSTU) registrou 1%. Já os pré-candidatos Radolfe Rodrigues (PSOL), Eduardo Jorge (PSV), Denise Abreu (PTN), Levy Fidelix (PRTB) e José Maria Eymael (PSDC) não conseguiram chegar a marca de 1%.
A pesquisa Vox Populi de junho indicou uma redução no percentual de indecisos. Antes 18% em abril, agora o item apresentou 14%. A opção branco e nulo variou de 15% para 14%.
Foram ouvidas 2.200 pessoas em 161 municípios brasileiros. A amostra foi colhida entre os dias 30 de maio e 1º de junho e possui uma margem de erro de 2,1 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pela Editora Confiança, que edita a revista Carta Capital, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00156/2014.
A nova rodada Vox Populi é divulgada um dia após o Ibope apresentar um levantamento que aferiu o peso dos vices nas chapas encabeças pelos presidenciáveis Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos. Nesse quesito, o socialista foi mais beneficiado pela colega de chapa Marina Silva, que o fez crescer 5% chegando aos 18% nesse cenário.